Make your own free website on Tripod.com
c.a.barbosa
Sítio Pessoal
Se você treme de indignação diante de uma injustiça no mundo, então somos companheiros
Ernesto Che Guevara
 Início | Blog | Ciência Online | Downloads | Fornecedores | Informática e Software | Meio Ambiente | Química Online 
 
QUÍMICA ONLINE
 
Está página lista sítios que são portadores de conteúdos relevantes para o ensino de química, seja em ensino médio, tecnológico ou graduação.
 
ACD Labs
ACD é a sigla para Advanced Chemistry Development. O ACD Labs desenvolve softwares para aplicações em química. Dentro do sítio há uma seção para downloads e, dentro dela, uma subseção de freewares. Em destaque, o ChemSketch um programa gráfico para criação de estrutura químicas bastante completo. EM INGLÊS
 

Associação Brasileira de Engenharia Química (ABEQ)
Para aqueles que são formados em engenharia química, e para aqueles que estão cursando o ensino médio e/ou o ensino técnico e têm interesse pela área, o sítio de ABEQ é uma referência.

 

Chemdat Merck

O Chemdat Merck é um banco de dados online que disponibiliza informações completas sobre os produtos químicos comercializados pela Merck. Assim, se o usuário desejar saber as propriedades físico-químicas de uma substância, dose letal, antídotos, formas corretas de transporte, embalagens, etc., basta entrar com o nome ou a fórmula do produto no campo de busca e aguardar a resposta.

Já há uma interface da página em português. Entretanto, as respostas às pesquisas continuam sendo em inglês.

 

ChemFinder.com

O ChemFider é um canivete suíço para os químicos. Com uma interface extremamente leve, permite ao usuário realizar buscas por nome, massa molar, CAS Number e inúmeras outras possibilidades. EM INGLÊS

 

Chemical Elements
O Chemical Elements não é um sítio tão completo quanto o WebElements, mas dá para o gasto. Quem precisa acessar as principais informações sobre cada um dos elementos da tabela periódica, visitar o Chemical Elements pode ser de grande valia. EM INGLÊS.

 

Chemistry Experiments and Exercises
Este sítio é interessantíssimo porque é composto de vários aplicativos em java que permitem a visualização em realidade virtual de uma série de experiências. Um dos pontos mais fortes é a visualização dos orbitais atômicos, moleculares e das células unitárias dos retículos cristalinos dos metais e dos sólidos iônicos.
Para visualizar os experimentos é necessário que o visitante tenha instalado em seu computador um programa visualizador de arquivos ".wrl". O melhor programa é o "Cortona", que pode ser baixado gratuitamente da internet.Clique aqui para baixar o Cortona. EM INGLÊS

 

ChemKeys

Apesar de o nome do sítio ser em inglês, o ChemKeys é uma publicação nacional, editado pela UNICAMP. O conteúdo é riquíssimo, atendendo a todos os níveis de formação escolar.

 
Dicionário Interativo de Química
O link dá acesso ao sítio pessoal do Professor Rossetti. Quando a página inicial se  abre, pode se visualizar uma barra de links horizontal na parte superior da mesma. Um dos links mais importantes é o que dá acesso ao Dicionário Interativo de Química.
 
Isis Draw
O Isis Draw é um programa gráfico para químicos que é disponibilizado gratuitamente por sua empresa criadora, a MDL. Para fazer o download é preciso se registrar primeiro. EM INGLÊS
 
Orbitron
Quer conhecer os formatos dos orbitais atômicos, inclusive os orbitais g? Quer observar como ocorre a formação dos orbitais moleculares? Então visite o Orbitron. EM INGLÊS
 

QmcWeb

A Qmcweb é um verdadeiro achado. Publicada pela Universidade Federal de Santa Catarina, sua maior riqueza são os artigos tratando de forma não convencional assuntos que não recebem destaque nos livros didáticos. Apresenta aulas eletrônicas preparadas em flash, que tornam fácil assimilar a informação ali tratada.

 

Sociedade Portuguesa de Química
Uma das principais razões para se acessar o sítio da Sociedade Portuguesa de Química é o fato de Portugal fazer parte da Comunidade Européia. Isso permite que se possa obter informações sobre o que está acontecendo no mundo da química européia, e o que é melhor, em língua portuguesa.

 

Sociedade Real de Química (ChemSoc Home Page)
Este sítio é rico em informações avançadas e atualizadas sobre química. Para o usuário iniciante, a navegação é um pouco confusa. Entretanto, com persistência, é possível garimpar informações valiosas. EM INGLÊS.

 

União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC)
Organismo internacional responsável pela normalização no universo da química, o sítio da IUPAC é parada obrigatória para quem quer acessar as informações mais recentes nesse campo. EM INGLÊS

 

WebElements

O WebElements é uma mão na roda para quem deseja obter informações sobre os elementos químicos. A página inicial abre com uma tabela periódica, onde em cada elemento há um link que abre uma nova página contendo as principais informações fisico-químicas daquele elemento. EM INGLÊS.

 
Get Firefox! Get Thunderbird!